SEMINÁRIO: UNIVERSIDADES E ESCOLAS COMO LABORATÓRIOS VIVOS DE PESQUISA

O Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) teve início em 21 de janeiro de 2016 e agrega nove universidades (UFPR, UEM, USP, UnB, UFPE, UFS, UEFS, UFAM, UFPA), com mais de 120 orientadores. O programa que tem como objetivo possibilitar a formação continuada em nível de mestrado profissional de professores da educação básica e também de profissionais que atuem em espaços não formais (museus, jardins botânicos, centros de ciências) e/ou não escolares, e aqueles envolvidos com divulgação e comunicação das ciências. Entre seus objetivos específicos destaca-se contribuir no aprimoramento de práticas pedagógicas utilizando-se do contexto ambiental e realizar pesquisas na área das Ciências Ambientais no espaço da escola de ensino básico, contribuindo para que se fortaleça a produção, difusão e aplicação de conhecimentos didático-metodológicos associados às questões socioambientais da atualidade nos contextos escolares, entre outros. O PROFCIAMB é, assim, uma ponte importante de integração das Universidades com as escolas de educação básica, possibilitando que temas chave de pesquisas na temática das ciências ambientais alcancem as escolas municipais, estaduais e mesmo escolas técnicas federais, e cheguem ao estudante. Com esse objetivo em vista, no dia 21 de novembro de 2019, das 18h-21h, ocorrerá o Evento “UNIVERSIDADES E ESCOLAS COMO LABORATÓRIOS VIVOS DE PESQUISA”, com Palestra, Mesa redonda (apresentando os projetos de pesquisa desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais), Exposição de fotos e lançamento do Livro “Presente Verde” (produto Educacional produzido durante o Mestrado).

Local: Anfiteatro Jorge Caron e Espaço Primavera | Campus I da USP São Carlos/SP

Para participar é necessário realizar a inscrição no site: http://www5.iqsc.usp.br/extensao/eventos/