VI Workshop Internacional Sobre Planejamento e Desenvolvimento Sustentável em Bacias Hidrográficas (PDSBH)

O VI Workshop que se realizará entre os dias 11 e 15 de julho 2017, contará com a parceria de diversas universidades brasileiras, estrangeiras e entidades afins, como Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), Associação Nacional de Pós Graduação em Geografia (ANPEGE), Agência Nacional de Águas (ANA), Associação Brasileira de Engenheiros Florestais (ABEF), Instituto Mineiro de Águas (IGAM) e outros. O evento procurará reunir experiências, discussões práticas conceituais sobre o tema, empregando-se a unidade dinâmica da paisagem, ou seja, a Bacia Hidrográfica.

Ao mesmo tempo, buscar-se-á criar espaço para que o eixo desenvolvimento e sustentabilidade possa agregar valores que reduzam a dicotomia entre os aspectos sociais e a dinâmica da natureza. Tal fragmentação tem vários efeitos negativos nas paisagens e na vida das pessoas. Em escala de tempo e espaço diferentes, estas duas esferas foram dissociadas por um conjunto de práticas que não consideravam relevantes à evolução natural das paisagens. Diante desse cenário, as paisagens foram transformadas, gerando impactos ambientais e sociais que buscam encontrar possibilidades de debates.

Este esforço conjunto das diversas áreas da ciência tem a expectativa de produzir bons resultados na docência, pesquisa e extensão,  com inovações para mudanças de condutas e aprimoramento da sustentabilidade nas Bacias Hidrográficas.

Mais informações podem ser obtidas na página do evento: http://www.eventos.ufu.br/pdsbh