Processo Seletivo 2022 para ingresso no Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PPGPROFCIAMB) – Associada Universidade de São Paulo
Nível MESTRADO PROFISSIONAL
A Associada USP do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PPG-PROFCIAMB) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo torna público que estarão abertas no período de 16 de maio a 30 de junho de 2022 as inscrições para o processo seletivo para ingresso do PPG-PROFCIAMB (nível de mestrado profissional), com início das aulas no segundo semestre de 2022, conforme o calendário da Pós-Graduação da EESC/USP, de acordo com as especificações deste edital.
O Mestrado Profissional em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais – PROFCIAMB foi aprovado no âmbito da CAPES no final de 2015 e integra nove Universidades (UFPR, UEM, USP, UnB, UFPE, UFS, UEFS, UFAM, UFPA). Tem como objetivo geral possibilitar a formação continuada em nível de mestrado profissional de professores da educação básica e também de profissionais que atuem em espaços não formais (museus, jardins botânicos, centros de ciências) e/ou não escolares, e aqueles envolvidos com divulgação e comunicação das ciências. Entre seus objetivos específicos destaca-se contribuir no aprimoramento de práticas pedagógicas utilizando-se do contexto ambiental e realizar pesquisas na área das Ciências Ambientais no espaço da escola de ensino básico, contribuindo para que se fortaleça a produção, difusão e aplicação de conhecimentos didático-metodológicos associados às questões socioambientais da atualidade nos contextos escolares, entre outros. O PROFCIAMB é, assim, uma ponte importante de integração das Universidades com as escolas de educação básica, possibilitando que temas chave de pesquisas na temática das ciências ambientais alcancem as redes municipais, estaduais e mesmo escolas técnicas federais e outros espaços não formais de ensino, e cheguem ao estudante e comunidade.
Área de Concentração:
Ensino das Ciências Ambientais: Envolvendo pesquisas em diferentes procedimentos e metodologias do ensino de ciências ambientais, a área de concentração Ensino de Ciências Ambientais propõe reunir linhas de pesquisa articuladas aos saberes, processos e práticas pedagógicas no ensino médio e fundamental, permeando estudos em diferentes concepções, sejam práticas, sejam teóricas, formais ou não formais. As pesquisas e o ensino no contexto desta proposta versarão sobre aspectos relativos aos sistemas naturais proporcionando conhecimentos acerca de suas dinâmicas, bem como relativos aos impactos das atividades antrópicas no ambiente natural e estratégias de adequação ambiental.
Linhas de atuação:
O Programa de Pós-graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais conta com duas linhas de atuação:
Ambiente e Sociedade: Esta linha de atuação investiga os processos de ensino e aprendizagem em ciências ambientais, relacionando as práticas formativas e suas conexões com a questão do desenvolvimento e seus impactos no ambiente e sociedade, de forma a contribuir na melhor identificação de fatores determinantes da degradação ambiental associada com a perda da qualidade ambiental e de vida. As pesquisas voltadas a esta temática devem estar associadas com a práxis pedagógica, culminando em reflexões e ações sobre a temática, bem como em melhoria e inovação no processo de ensino-aprendizagem. Contempla pesquisas sobre padrões de consumo e produção, e sua influência na qualidade ambiental e nas relações sociais, caracterização de seus impactos, gestão de conflitos socioambientais e participação social, bem como a institucionalização de uma cultura de sustentabilidade. Os projetos inseridos na Linha de Atuação Ambiente e Sociedade irão, de forma geral, investigar como o ensino da gestão dos recursos naturais nos aspectos das políticas ambientais, participação em conselhos de meio ambiente e desenvolvimento, e diversos outros instrumentos e suas interfaces com a questão dos padrões de consumo e de produção da sociedade, analisando de que forma estão sendo inseridos e operacionalizados no ensino básico, sejam em atividades dentro da sala de aula, nos laboratórios ou em atividades de campo. Também irão investigar e desenvolver ferramentas, procedimentos e guias para fomentar e ampliar a inserção do tema desta Linha de Atuação. Os diversos projetos incluem melhorias e inovações em atividades e experiências para uso em sala de aula, bem como aprimoramento e desenvolvimento de atividades de campo que fortaleçam o ensino das ciências ambientais.
Recursos naturais e tecnologia: Esta linha de atuação investiga os processos de ensino e aprendizagem em ciências ambientais, relacionando as práticas formativas e suas conexões com a caracterização e compreensão do meio ambiente e os usos múltiplos dos recursos naturais, voltados à reflexão sobre as relações de apropriação dos bens naturais e as possibilidades de construção de sociedades sustentáveis. As pesquisas relacionadas a esta temática devem ter associação com a práxis pedagógica, culminando em melhoria e inovação no processo de ensino-aprendizagem, levando à reflexão-ação. Contempla pesquisas sobre os sistemas e tecnologias ambientais e os processos associados, abordando temas como água, solo, ar, clima, energia, geobiodiversidade, usos múltiplos de recursos naturais, construções sustentáveis, entre outros. Os projetos inseridos na Linha de Atuação Recursos Naturais e Tecnologia irão, de forma geral, investigar como o ensino sobre os recursos naturais, seus impactos e formas de mitigação estão sendo inseridos e operacionalizados no ensino básico, sejam em atividades dentro da sala de aula, nos laboratórios ou em atividades de campo. Também irão investigar e desenvolver ferramentas, procedimentos e guias para que fomentar e ampliar a inserção do tema desta Linha de Atuação. Assim, os diversos projetos incluem melhorias e inovações em atividades e experiências para ambientes de laboratórios, material para uso em sala de aula, bem como aprimoramento e desenvolvimento de atividades de campo que fortaleçam o ensino das ciências ambientais.
No Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais da Associada USP serão oferecidas 6 vagas no total, das quais serão 3 vagas específicas para projetos voltados ao tema do ensino em água.
Destaca-se que as aulas são prioritariamente presenciais, e ocorrem durante a semana (eventualmente sábado), prioritariamente no período diurno, no campus USP de São Carlos.
Inscrição:
A inscrição para a seleção de mestrado será on-line, entre os dias 16 de maio a 30 de junho de 2022. Os documentos deverão ser anexados na inscrição on-line e, a não inclusão de todos os documentos solicitados e/ou o envio fora do prazo implicará no indeferimento da inscrição. Para realizar a inscrição, acesse o site: https://forms.gle/vxmFW39iTBCSFfwL7
(as informações solicitadas no formulário online de inscrição constam do Anexo I, além dos documentos a serem anexados)
Documentos necessários:
No momento da inscrição on-line para o processo seletivo o candidato deverá preencher e anexar, via google formulário, os documentos conforme detalhados a seguir:
- Acessar o site: https://forms.gle/vxmFW39iTBCSFfwL7
- Preencher as informações solicitadas (as obrigatórias estão destacadas em *)
- Anexar no formulário online cópias do RG e CPF, frente e verso – Para alunos estrangeiros, cópia do passaporte ou RNM (Registro Nacional Migratório);
- Anexar no formulário online arquivo em PDF do Currículo Lattes (http://lattes.cnpq.br) acompanhado com os arquivos digitais dos documentos comprobatórios (inclusive para candidatos estrangeiros);
- Anexar no formulário online cópia do Diploma de graduação;
- Anexar no formulário online cópia do Histórico Escolar da Graduação;
- Anexar no formulário online, cópia do Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais) a ser depositado no Banco do Brasil, Ag. 3062-7, cc 167375-0.
- Anexar no formulário online, o Projeto de pesquisa alinhado à linha de atuação e ao tema de pesquisa selecionado pelo candidato, com previsão de um produto educacional. O projeto deve ter no máximo 5 páginas (Excluindo capa, referências bibliográficas e anexos. Texto em espaçamento 1,0, fonte Times New Roman tamanho 12, margens de 2 centímetros) e conter: título, introdução e justificativa, síntese da bibliografia fundamental, objetivos, metodologia, cronograma de execução e referências bibliográficas).
- Anexar no formulário online a Carta de motivação.
Esclarecemos que a carta de motivação a ser anexada pelo candidato deve destacar os fatores motivadores para o desenvolvimento de seu curso de mestrado junto ao PROFCIAMB. Comentar sobre o conhecimento e habilidades que almeja adquirir ao longo da realização do mestrado. Justificar a escolha do tema e da abordagem de seu projeto de pesquisa. Comentar, se for o caso, as tratativas que realizou junto ao seu espaço de trabalho com relação ao tempo e dedicação que o projeto irá exigir, bem como a aplicação potencial em seu ambiente de trabalho. Se achar necessário, anexar à carta de motivação uma declaração de concordância/apoio da instituição onde irá aplicar seu projeto de pesquisa. Essa carta de motivação tem como objetivo somente ajudar a equipe do processo seletivo do PROFCIAMB a conhecer melhor o candidato, não irá interferir nas notas das provas e nem na avaliação do projeto e formação acadêmica e profissional e produção.
Processo seletivo:
O processo seletivo será presencial e constará de:
- Prova escrita de inglês (permitido uso de dicionário impresso), à qual será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez), sendo 6,0 (seis) a nota mínima. Candidatos com nota inferior a 6,0 (seis) serão desclassificados do processo seletivo, não sendo, portanto, consideradas as demais fases de avaliação; o exame constará de exercícios de tradução de um texto em inglês para o português com o auxílio de dicionário e questões gramaticais básicas.
- Prova escrita de conhecimento específico, à qual será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez), de caráter classificatório. Os links para os textos estão disponibilizados no ANEXO II.
- Avaliação do projeto de pesquisa por docentes/pesquisadores designados pela Comissão responsável pelo processo seletivo 2022 do PPG-PROFCIAMB- USP, que atribuirão notas de 0 (zero) a 10 (dez). Os candidatos cujos projetos receberem nota inferior a 6,0 (seis) serão automaticamente desclassificados. A avaliação do projeto contemplará o referencial teórico e a pertinência e adequação às linhas de atuação do Programa. Além disso, será avaliada a aplicabilidade e contribuição ao contexto de fortalecimento da produção, difusão e aplicação de conhecimentos didático-metodológicos associados às questões socioambientais da atualidade nos contextos escolares. Será observado o nível de engajamento do candidato com o objeto de estudo (locais formais ou não formais de educação) para aplicação da pesquisa, através de manifestação de interesse e compromisso do objeto de estudo na execução do projeto exposto.
- Avaliação da formação acadêmica e profissional e produção (denominado a seguir como currículo), a qual será atribuída nota de 0 (zero) a 10 (dez), conforme pontuação do ANEXO III.
- A nota final do candidato será a média entre a nota obtida na prova escrita de conhecimento específico (peso 0,2), a nota obtida no currículo (0,3) e a nota atribuída ao projeto de pesquisa (peso 0,5).
- Serão realizadas, no dia da prova, conforme cronograma, reuniões individuais dos candidatos com docentes/pesquisadores designados pela Comissão para esclarecimento sobre o projeto apresentado na inscrição.
Os candidatos serão classificados conforme duas listas (uma para o tema “ensino em água” e outra para “temas gerais”), em cada uma serão listados em ordem decrescente da nota final e serão chamados de acordo com a disponibilidade de vagas.
No caso de igualdade entre candidatos no total de pontos, o desempate será feito dando-se preferência sucessivamente:
- ao candidato que obtiver maior nota atribuída ao projeto, no tema principal de pesquisa selecionado;
- ao candidato que obtiver maior nota na avaliação do currículo, no tema principal de pesquisa selecionado;
- ao candidato que obtiver maior nota na prova de conhecimento específico, no tema principal de pesquisa selecionado.
Realização do processo seletivo:
As provas presencias serão realizadas no dia 16 de julho de 2022, com início às 09:00 horas (horário de Brasília) e com término às 12:00 horas, na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP). As reuniões sobre os projetos serão realizadas individualmente no dia 16 de junho de 2022, a partir das 14:00 horas. Os detalhes do local das provas e das reuniões será divulgado no site http://www.profciambsaocarlos.eesc.usp.br, juntamente com os resultados das inscrições a partir do dia 08 de julho de 2022.
Divulgação dos resultados:
Os resultados do processo seletivo serão divulgados a partir do dia 8 de agosto de 2022, mediante publicação no D.O.E. e via internet (endereço eletrônico: http://www.profciambsaocarlos.eesc.usp.br).
* OBS: Caso o aluno não esteja de acordo com o resultado do processo seletivo deverá entrar com o recurso em até 10 dias após a publicação do resultado final.
Disposições gerais:
A matrícula regular no PPG-PROFCIAMB USP está condicionada à apresentação do certificado de colação de grau do candidato aprovado e selecionado no processo seletivo, além de assinatura de termo de compromisso em realizar as disciplinas conforme disponibilidade de oferecimento.
De acordo com a circular (Circ.CoPGr/01/2021) da USP, será permitida a admissão dos candidatos que concluíram a graduação, mas, que devido ao cenário pandêmico atual, não irão conseguir realizar a colação de grau.
1) documento oficial da Instituição informando a data de conclusão do curso.
2) declaração oficial da Instituição notificando a impossibilidade de ocorrer a colação de grau.
O processo seletivo terá validade de 90 dias a contar da data de divulgação dos resultados.
Dúvidas e Informações
Dúvidas e informações poderão ser sanadas pelo e-mail: sec_profciamb@eesc.usp.br