A CONSERVAÇÃO AMBIENTAL DE INFLUÊNCIA MÍTICA NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, ALTO SOLIMÕES-AM

Esta cartilha é fruto do Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) do Polo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que, destaca-se no aprimoramento de práticas pedagógicas, utilizando-se do contexto ambiental e a realização de pesquisas na área das Ciências Ambientais no espaço da escola de Ensino Básico. Fortalecendo assim, a produção, a difusão e a aplicação de conhecimentos didático-metodológicos associados às questões socioambientais da atualidade nos contextos escolares, entre outros. A cartilha, oriunda da dissertação do projeto de pesquisa – NARRAÇÕES MÍTICAS DE POPULAÇÃO TRADICIONAL DO ALTO SOLIMÕES, AM: a conservação do sistema ambiental pelos agroecossistemas familiares. Orientada pelo Prof. Dr. Pedro Rapozo (UEA) e de coorientação do Prof. Dr. Hiroshi Noda (Inpa), objetivou compreender as relações entre o mito e as práticas de trabalho no agroecossistema familiar da população tradicional na construção da conservação ambiental. Assim, orientando-se pelo Estudo de Caso e por meio da entrevista com roteiro prévio, trilha e mapa cultural, bem como a observação direta, alicerçou sua lente científica na dialética da complexidade sistêmica, tendo como um dos principais guias, os estudiosos Edgar Morin, Humberto Maturana, Paulo Freire e outros. As 35 famílias kokama de Nova Aliança, Alto Solimões-AM, como público da investigação enriqueceram o trabalho para que se pudesse construí-la. Desse modo, a presente cartilha intitulada A conservação ambiental de influência mítica no ensino da Língua Portuguesa, Alto Solimões-AM, pretende usar o etnosaber no contexto educacional para mediar a sensibilidade e a continuidade de práticas que promovam a conservação do sistema ambiental e o ensino da Língua Portuguesa. Direcionando assim, a práxis pedagógica para o educador do Ensino Fundamental (5º ao 9º ano) de Ensino Básico no contexto escolar do Altos Solimões, Amazonas, Brasil. Em vista disso, a estrutura desta, é constituída de informações sobre a localização da área investigada, o mito de criação do povo kokama a partir da visão dos mais idosos, história do povo kokama de Nova Aliança, os agroecossistemas familiares ou unidades produtivas, a representação da perspectiva de interações, as relações morfossintáticas da Língua Portuguesa, o processo de desenvolvimento do ensino, sugestão de temas e as considerações. Educador, bom uso desta proposta, podendo ainda colaborar com sugestões ou compartilhando com os demais profissionais das outras áreas do Ensino básico. É uma demonstração de visibilidade da conservação ambiental dos kokamas para a sociedade envolvente. E uma das muitas alternativas para o ensino da Língua Portuguesa e outros componentes curriculares da escola amazônica.
Visualizar/Abrir – Produto Educacional
Visualizar/Abrir – Dissertação