ANA LANÇA NOVO PORTAL DE METADADOS PARA FACILITAR O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES QUE PRODUZ

Ferramenta agrega informações produzidas pela ANA sobre diversos temas relacionados a água de forma mais intuitiva.

Em 16 de novembro, segunda-feira, a partir das 17h, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) apresentará o novo Portal de Metadados da ANA em aula aberta on-line transmitida pela UnB TV, canal da Universidade de Brasília (UnB). O coordenador do Conjuntura e Gestão da Informação da Agência, Marcus Fuckner, ministrará a aula sobre o novo Portal de Metadados, que poderá ser assistida na data e hora da transmissão pelo link https://bit.ly/3oKorCj. A página eletrônica disponível em https://metadados.snirh.gov.br passa a ser mais intuitiva e moderna, voltada para atender as necessidades de toda a população que busca dados públicos sobre recursos hídricos produzidos pela ANA.

A aula aberta é voltada a alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Gestão Ambiental, Geociências, Geografia, Engenharia, entre outras. Após a aula, acontecerá um desafio temático com prêmio entre os estudantes. Dois professores da UnB serão os facilitadores do encontro: Antônio Felipe Couto Júnior, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, e Helen Gurgel, do Programa de Pós-Graduação em Geografia.

Implementado em 2013, o Portal de Metadados Geoespaciais da ANA sistematiza a informação referente aos dados produzidos pela Agência em diversos temas, como: qualidade, quantidade e usos da água no Brasil, utilizando o software livre GeoNetwork. Todas as informações disponíveis na ferramenta são públicas e podem ser acessadas gratuitamente por qualquer interessado com acesso à internet.

O acervo do Portal de Metadados engloba os metadados referentes ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), assim como as bases de dados utilizadas para elaboração dos relatórios Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, publicados anualmente pela ANA trazendo um diagnóstico das águas do Brasil, seus usos e sua gestão. Os metadados da Agência também são coletados e publicados no Portal de Metadados da Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) automaticamente em www.metadados.inde.gov.br.

Ao longo dos anos, o número de acessos ao Portal de Metadados Geoespaciais da ANA tem crescido constantemente, atingindo a marca de mais de 416 mil acessos até o fim de 2018 e um volume total superior a 20 terabytes (TB) em downloads. A constante atualização de metadados na página, que já possui 188 metadados publicados na versão acessível ao público externo, e incorporação de novas bases de dados produzidas pela Agência são fatores que explicam o aumento de acessos ao Portal de Metadados e o maior interesse por parte dos usuários.

Além disso, a produção e disponibilização de informações geográficas de qualidade livremente na internet, por meio do Portal de Metadados Geoespaciais, facilitou a comunicação da ANA com o público-alvo das informações produzidas pela agência reguladora. Tais dados são consumidos nacional e internacionalmente pela academia, instituições públicas, empresas, organizações não governamentais e público em geral. Também ocorre o intercâmbio de informações e respostas às solicitações e dúvidas encaminhadas pelos usuários por meio da ouvidoria do portal e o e-mail metadados@ana.gov.br.

Por outro lado, com a disponibilização dos dados no Portal de Metadados Geoespaciais da ANA e o contínuo aprimoramento para melhor atender às demandas da sociedade referentes a informações técnicas, a Agência passou a receber menos pedidos do tipo via Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), já que os dados estão acessíveis ao público. O portal facilitou, ainda, a adequação da instituição à Política de Dados Abertos do Governo Federal.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)
(61) 2109-5495/5103/5129